Comercial
Voltar ao topo

Blog

Gestão de Condomínios: Conheça a importância e como funciona essa prestação de serviço

Se tem algo que mudou muito nos últimos anos foi a forma de fazer gestão de condomínios. Com o número cada vez maior de condomínios e pessoas morando neles, a responsabilidade de um síndico aumentou drasticamente, exigindo cada vez mais seriedade e eficiência desse profissional.

Acredita-se que, em média, o número de tarefas ao administrar um condomínio gire na casa de 140 atividades. Essas obrigações envolvem questões que exigem conhecimento em administração, contabilidade, área jurídica, auditoria, finanças, tributos, recursos humanos, gestão de conflitos  e por aí afora.

A ineficiência e a falta de experiência na administração de um condomínio pode trazer  problemas sérios, além de prejuízos e a desvalorização do patrimônio. A terceirização da gestão de um condomínio é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

 

O que é Gestão de Condomínios?

Uma boa administradora de condomínios conta com diversos profissionais, cada um especializado na necessidade do condomínio. Basicamente, a equipe precisa ser composta por especialistas nas áreas da administração, contabilidade, assessoria jurídica, auditoria, consultoria financeira, tributária, fiscal, trabalhista e gestão de conflitos. A responsabilidade da administradora são muitas, mas a mais importante de todas elas é  zelar pela valorização do condomínio e pela comodidade e bem estar dos moradores.

 

Quais as atribuições de uma Gestão de Condomínios?

Sob a responsabilidade de uma gestora de condomínio estão:

- Administração;

- Contabilidade;

- Assessoria jurídica;

- Auditoria;

- Consultoria administrativa e financeira;

- Consultoria tributária, fiscal, trabalhista e contábil;

- Gestão de conflitos;

- Constituição do condomínio – assembleias, atas, registros, etc;

- Elaboração de previsão orçamentária;

- Cobrança de valores mensais dos condôminos – fixos e extras;

- Emissão de boletos de cobrança para pagamento na rede bancária;

- Manutenção de cadastros dos condôminos;

- Demonstrativo de receitas e despesas de cada unidade do condomínio;

- Administração de pessoal - funcionários e prestadores de serviços;

- Assessoria para manutenção, reformas e serviços em geral;

- Controle de vencimento de seguros e renovações de apólices;

- Elaboração de relatórios de inadimplentes;

- Representação do condomínio perante órgãos da administração pública e outras instituições;

- Contabilidade do condomínio;

- Emissão de relatórios fiscais, contábeis e de pessoal;

- Assessoria legal para a manutenção da ordem;

- Guarda e atualização dos documentos do condomínio;

 

Por que escolher uma Gestão de Condomínios experiente?

Quando se busca uma administradora de condomínios, o principal objetivo é manter a harmonia no convívio entre os condôminos e evitar problemas. Ao buscar esse serviço, procure informações fundamentais sobre seu posicionamento no mercado: é experiente? Quem atende? Tem boa reputação entre seus clientes?

Outro ponto importante é verificar todas as necessidades do condomínio e checar se a empresa oferece  condições de atender todos eles. Desconfie de empresas que oferecem honorários muito baixos. Um serviço eficiente exige uma gama de profissionais qualificados.

O Grupo CR está há 20 anos no mercado. No seu portfólio de serviços,  está o de Gestão  Condomínios que conta com especialistas que assessoram a constituição do condomínio, seja ele horizontal, vertical, comercial, residencial ou industrial.  O Grupo se destaca pela excelência dos serviços que presta na gestão de administração de condomínios. Além da gestão, o Grupo CR conta com serviços de conservação e asseio de condomínios residenciais e empreendimentos comerciais. São profissionais habilitados para prestação de serviços de limpeza, portaria, recepção, zeladoria e administração de estacionamentos. Trata-se de uma gama completa para o dia a dia de condomínios e que visam a valorização do patrimônio e o bem estar dos condôminos.

 

Gostou das informações deste post? Quer ficar por dentro de mais informações do Grupo CR e sobre segurança privada? Então, siga-nos no Instagram e também no Facebook.